Snorkeling nos Açores – um aquário natural

Não precisam de ter curso de mergulho ou serem o Michael Phelps para poderem apreciar a vida subaquática dos Açores. Basta terem uma máscara de mergulho, um tubo e, apesar de não serem essenciais, umas barbatanas ajudam.azores snorkelling

O que é o snorkeling?

O snorkeling é uma atividade recreacional que pode ser feita sozinho ou com toda a família. O nome deriva do tubo a que os ingleses chamam “snorkel” e que nos permite respirar mantendo a cabeça submersa para observar o que se passa debaixo de água. Sem ser necessário equipamento caro e pesado, e muito menos um curso de mergulho, qualquer um pode fazer snorkeling e apreciar a vida marinha dos açores.

O snorkeling nos Açores

As límpidas águas dos Açores são perfeitas para mergulho com garrafa ou apenas snorkeling. Com mais de 15 metros de visibilidade, um banho de mar nas águas nas fajãs pode ser muito mais que um refrescante banho. A vida marinha é tão rica que mesmo sem nos molharmos já podemos observar muitas espécies de peixes e estrelas do mar. Com um pouco mais de atenção podemos ver peixes multicolores como o peixe rei, moreias amarelas, polvos e com sorte até jamantas.

Snorkeling em S. Jorge

São Jorge é uma das ilhas dos Açores com vida marinha mais rica. Começamos pela Poça dos Frades nas Velas. Apenas a 3 minutos a pé do centro da Vila, encontramos uma piscina natural perfeita para toda a família que mais parece um aquário natural. Muitos peixes aproveitam este refúgio de predadores e pescadores para desovar e por isso é frequente vermos, ainda na versão júnior, peixes como lírios, anchovas, sargos, garoupas e sargos. Mas também aparecem adultos como salmonetes, vejas, peixes rei e salemas. Perto dos polvos escondidos nas rochas há peixes-balão e estrelas do mar.

Nossos filhos (14, 16 e 18) desfrutaram especialmente as experiências de Snorkeling e Pesca a partir do barco. Recomendamos a todas as famílias. NB: preços muito competitivos e acessíveis!

Laurent Tripadvisor

Assim que saímos da vila e vamos para fajãs menos populosas a vida marinha cresce em tamanho, quantidade e até ainda mais variedade.

Já avistamos jamantas com dois metros de largura e amêijoas gigantes com 80 centímetros.

Aconselhamos a todos a experimentarem mergulharem nas nossas águas. Vão sentir-se dentro do aquário Vasco da Gama.

Não esquecer de trazer:

  • Fato de banho ou biquíni
  • Máscara de mergulho e tubo
  • Barbatanas
  • Fato de mergulho (para quem quer ficar mais tempo na água)
  • Máquina Fotográfica à prova de água (para quem tiver)
  • Muito fôlego